
XIV CONFEBA
Congresso das Filhas de Jó do estado da Bahia
ORDEM DA ESTRELA DO ORIENTE
Por Társis Valentim Pinchemel
A Ordem da Estrela do Oriente é uma fraternidade paramaçônica de adultos (homens e mulheres), criada em 1850 pelo maçom Rob Morris e que vem se espalhando por todos os países, contando atualmente com mais de um milhão de membros em todo o mundo. Chegou ao Brasil pelo Rio de Janeiro, em agosto de 1997.
É uma organização instituída com a finalidade de congregar a Família Maçônica, sob o manto dos ensinamentos seculares de solidariedade, amor ao próximo, liberdade de expressão, liderança moral e intelectual e crença num Ser Supremo.

Rob Morris
As reuniões são ritualísticas e acontecem utilizando um templo maçônico como Sala Capitular. A Ordem tem Ritual e símbolos próprios, inspirados na Bíblia Sagrada. Cada unidade da Ordem da Estrela do Oriente chama-se Capítulo.
Só os iniciados podem assistir as reuniões. Nem mesmo Mestres Maçons ou autoridades maçônicas podem ter acesso à ritualística e aos segredos da Ordem se não forem iniciados.
É de extrema importância compreender que NÃO se trata de “maçonaria feminina”.
A Maçônaria honra a Ordem com o indispensável patrocínio, mas a Ordem desenvolve liturgia própria sem paralelo ou referência com as praticadas pela Ordem Maçônica.

As cinco pontas da Estrela:
Adah (a Filha – A obediente)
Ruth (a Viúva – A Colheteira)
Esther (a Esposa – A Rainha Nobre)
Martha (a Irmã – A que possui Fé Firme)
Electa (a Mãe – A Senhora Eleita)
Por muito tempo as mulheres não tiveram uma Ordem da qual pudessem participar e se reunir ritualisticamente. A Estrela do Oriente as agrega, para somar forças e tornar completa a família maçônica.
A Estrela tem sido sempre uma fonte de inspiração para os que buscam a luz e a verdade.
Na constante evolução da sociedade humana, quando chegou o tempo de a mulher desfrutar de uma fraternidade simbólica, não foi por acaso e sim por um inspirado pensamento que o fundador da Ordem da Estrela do Oriente escolheu essa luminária como emblema da Ordem, revelando nas cinco pontas da Estrela as características das personagens bíblicas que representam os graus da Ordem: ADAH – a filha, RUTH – a viúva, ESTHER – a esposa, MARTHA – a irmã e ELECTA – a mãe.






A participação da mulher
Fotos do Capítulo Luz do Ocidente, Salvador - Bahia / Clique AQUI e conheça o Capítulo
Mestres Maçons ativos e regulares e suas Esposas; Filhas (inclusive adotivas); Mães; Viúvas; Irmãs; Meio-irmãs (por parte de mãe ou por parte de pai); Netas; Madrastas; Enteadas; Noras; Avós; Bisavós; Sobrinhas; Sobrinhas-netas; Sogras; Cunhadas e Filhas de Jó com no mínimo 18 anos e 3 anos de atividade na Ordem.
Quem pode iniciar?
COMO FAÇO PARA INICIAR?
Durante o CONFEBA deste ano haverá um espaço exclusivo para a Ordem da Estrela do Oriente no qual estará acontecendo a iniciação de novos membros.
Os interassados(as) devem selecionar na ficha de inscrição do CONFEBA, no campo destinado para isso, que desejam participar da iniciação.
A taxa de iniciação será de R$ 150,00 reais e para as mulheres que desejam participar da iniciação um valor adicional de R$ 80,00 será cobrado para a elaboração da roupa usada nos encontros ritualísticos. Não será cobrada taxa adicional para os homens interessados na iniciação porque estes poderão usar o terno caracterísitco das reuniões da maçonaria.
Assim, concluimos que:
Homens interessados na iniciação da Ordem da Estrela do Oriente
TAXA DE INSCRIÇÃO DO CONFEBA + TAXA DE INICIAÇÃO DA ORDEM DA ESTRELA DO ORIENTE
Mulheres interessadas na iniciação da Ordem da Estrela do Oriente
TAXA DE INSCRIÇÃO DO CONFEBA + TAXA DE INICIAÇÃO DA ORDEM DA ESTRELA DO ORIENTE + VALOR ADICIONAL DA ROUPA